E aí turma, sejam bem-vindos ao Fotografia é o Meu Negócio, sua comunidade para empreender na fotografia e na filmagem!
Nada melhor para falar de empreender do que ela, a rainha dos brinquedos, presente em milhares de lares pelo mundo, a Barbie, sem dúvidas, o maior movimento cultural do ano de 2023.
Quem nunca brincou ou pelo menos viu alguém brincando com uma Barbie? É quase impossível né não ter visto né? Lançada em 1959, a Barbie é até hoje um dos brinquedos mais vendidos do mundo e isso se deve a uma série de fatores ligados ao empreendedorismo.
Criada pela empresária Ruth Handler, presidente da Mattel, a Barbie não é só um brinquedo, mas uma das marcas mais valiosas do mundo, com licenciamentos para roupas, série de animação, jogos eletrônicos e agora, um filme.
Por isso, listei 10 ensinamentos da Barbie que podemos usar em nosso negócio:
- Visão inovadora baseada em uma dor do mercado: a criadora da Barbie percebeu que as bonecas da época eram de bebês e crianças, mas que sua filha brincava com elas representando adultos em sua vida cotidiana, trabalhando e fazendo outras atividades da vida adulta. Havia uma lacuna no mercado aberta para ser preenchida, foi exatamente o que a Barbie preencheu. Como empreendedores precisamos enxergar as oportunidades;
- Persistência: o sucesso não acontece do dia para noite, e mesmo diante de mares tranquilos, a tempestade aparece. Pode ter certeza que no início não foi fácil, e a Mattel passou por inúmeros contratempos nesses anos todos;
- Nicho de mercado: atuar para atender uma demanda específica de determinado nicho permitiu que a Barbie ganhasse uma legião de fãs. Conhecer seu cliente é a chave para atender suas demandas e estancar suas dores com soluções de produtos e serviços;
- Reinventar-se: diversas versões da boneca foram lançadas, com temáticas diferentes, personagens, celebridades, profissões, enfim, tudo para que o produto continuasse relevante, adaptando-se ao tempo e ao mercado;
- Valor da marca: a Barbie não representa apenas um brinquedo, mas um movimento cultural, é só ver o resultado do lançamento do filme, uma loucura mundial. Se você abrir o Google e digitar Barbie, no dia do lançamento, a janela do seu navegador ficará rosa e temática, sim, a Barbie tá invadindo não só a internet, mas vários setores. Quanto vale uma marca forte dessas?
- Inclusão: para refletir melhor a diversidade e a representatividade em suas bonecas, a Barbie precisou evoluir seus conceitos, repassando uma mensagem importante para as crianças. Valorizar a inclusão não é apenas contribuir para um ambiente criativo, mas para um mundo mais justo e livre de preconceitos;
- Empreendedorismo feminino: como mulher empreendedora, a Barbie inspirou gerações de meninas a sonharem alto e acreditarem em suas habilidades, sendo um símbolo do poder feminino e um apoio para mulheres empreendedoras;
- Marketing e storytelling: um dos maiores ensinamentos para empreendedores: contar histórias! Quantos universos cativaram a imaginação das crianças para criar conexões emocionais, assim como um empreendedor deve fazer para aproximar sua audiência de seu produto e serviço;
- Parceria e collabs: marcas e personalidades famosas viraram bonecas, o que impulsionou os negócios. Estratégias de parceria abrem novas oportunidades e ampliam a visibilidade do negócio;
- Melhoria contínua: a Barbie evoluiu, se adaptou às mudanças culturaus e às expectativas do público, mostrando-se aberta ao aprendizado contínuo no empreendedorismo.
Depois dessa aula com a professora Barbie, que tal correr para o cinema e ver o filme? Vou confessar para vocês, to louco para conferir a fotografia dessa obra, as cores estão fascinantes e quero muito desfrutar desse universo.
Espero que tenham curtido esse material, foi feito com muito amor para aprendermos juntos com a Barbie!
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente